A Bíblia é infalível?

Por Despertai

As traduções não são infalíveis. Consideremos que estamos tratando de cópias de documentos cujos originais foram escritos muitos séculos atrás. As Bíblias dos nossos dias possuem alterações significativas. Para o estudo das Escrituras convém estarmos de posse de pelo menos 3 traduções, feitas por diferentes tradutores, para que se tenha uma visão mais completa das passagens.

Uma palavra na língua hebraica ou grega, pode ter vários significados. Dependendo da religião do tradutor, a sua tradução ficará marcada pelos conceitos da teologia que orienta seu próprio pensamento. Podemos afirmar, com certeza, que temos versões evangélicas e católicas das Escrituras Sagradas. Vamos citar um exemplo: como no meio cristão se acredita que Adão teria cometido um pecado no Éden, por isso, dele teria sido expulso, todas as Bíblias cristãs, advogam essa ideia. No entanto, ao consultarmos as versões traduzidas pelos judeus, a história é bem diferente.

Na Bíblia dos judeus há uma expectativa do Criador, de que o homem coma do fruto da árvore do conhecimento, para ser como o próprio Deus, discernindo o bem e o mal. Também na Bíblia judaica não existe o conceito de expulsão do paraíso, mas que Adão teria sido expelido, como se saísse do útero Divino.

Se não houve erro na questão do paraíso, boa parte da teologia cristã está equivocada. Essa é só uma situação de distorção interpretativa, dentre muitas outras que deram origem a versões de bíblias contaminadas pelo pensamento cristão. Para os que se interessarem pelos estudos, seguem uma sugestão para aquisição:

Bíblia evangélica: Velho e Novo Testamento, traduzida por João Ferreira de Almeida, edição corrigida e revisada, fiel ao texto original, com referências. Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil

Bíblia católica: Bíblia de Jerusalém, Velho e Novo Testamento, é uma versão para estudos, com referências. Edições paulinas.

Bíblia judaica: Tanah, Antigo Testamento, hebraico e português, David Gorodovits e Jairo Fridlin. Editora Séfer.


PARTICIPE do Projeto Despertai!

Comente nossas publicações!

_______________

Precisa de ajuda?

FALE CONOSCO