1. Que o mundo vai ter um fim, envolto numa profunda crise moral e espiritual que levará o sistema humano ao descontrole generalizado (Daniel 12; Mateus 24; Amós 9; Apocalipse 9).
2. Que o fim do mundo anunciado pelos profetas e pelo Filho de Deus não é a destruição do planeta, mas sim o término de um período de ignorância. Uma nova humanidade vai nascer, sob o governo espiritual de Cristo e do Povo de Deus (Isaías 49:8-13; Isaías 65; Apocalipse 11:15-19; Apocalipse 21 e 22).
3. Que a nova humanidade é a Nova Jerusalém a que se refere a Bíblia, a terra que foi prometida aos antigos pais da fé, e que eles nunca encontraram (Deuteronômio 8:1; Isaías, 65:17-25; Jeremias 31:33-34; Apocalipse 21:9-27).
4. Que Deus tem um Povo escolhido desde a criação do mundo e que ao longo da história vem preparando essas almas, para que, na nova humanidade, venham governar o mundo e guiar as nações salvas (Gênesis: 26-31; Gênesis 6: 1-2;Gênesis 6: 8-9; Gênesis 12:1-3; Isaías 2:1-4; Isaías 41:8-13; Isaías 48; Mateus 10:5-33; João 17; Apocalipse 5:9-10).
5. Que a Nova Jerusalém é uma realidade material e espiritual. Não existem duas realidades, mas uma somente, com duas faces: a visível e a invisível, mundo material e mundo espiritual (Gênesis 1:2; Isaías 65; 1Coríntios 15:19; Apocalipse 21:9-27; e correlatos).
6. Que esses dois mundos, visível e invisível, são inter-relacionados em seus fenômenos materiais e espirituais. O mundo invisível é o plano eterno, onde habitam os anjos, os arcanjos, os espíritos, as almas dos que deixaram o mundo visível (Marcos 9:2-5; Lucas 16:22-23; 2Coríntios 12:2-4; Atos 9: 3-6; Atos 16:6-10; Atos 12:7-11).
7. Que a alma do homem não é concebida no ventre da mãe, mas já preexiste desde a fundação do mundo, como se fosse uma semente plantada e replantada ao longo da história, para que um dia, venha a assumir sua verdadeira cidadania e natureza: a de filho ou filha de Deus. “Vós sois deuses”, dizem as Escrituras (Salmos 82:6; João 8:56-58; Gênesis 1:7-9; João 1:14-15).
8. Que Jesus Cristo é o governador espiritual da terra e que recebeu de Deus a missão de cuidar do planeta, desde sua criação, até que chegue à maturidade na categoria de "humanidade civilizada" (Isaías 1:18; João 1; Apocalipse 5).
9. Que Jesus Cristo está à frente do governo terreno desde os tempos em que falou aos pais da fé, a Abraão, a Moisés, a Davi e aos profetas. Por essa razão, Davi, em espírito, o chamava "Senhor" (Salmos 110:1; João 1).
10. Que a morte do corpo é a passagem da alma dessa para uma outra dimensão, o Hades a que se referem os antigos e que nada mais é do que a região espiritual além do túmulo (Lucas 16:19-31; Marcos 12:25-27).
11. Que a alma é independente do corpo físico e que é dotada de um corpo espiritual, conforme ensina o apóstolo Paulo (Marcos 9:4; Marcos 16:19; 1 Coríntios 15: 38-44)
12. Que por meio do corpo espiritual a alma continua existindo no mundo além do túmulo, vivendo nas regiões sombrias da morte (se tiver tido uma vida de indiferença às coisas de Deus); nas regiões infernais (se tiver tido uma vida de maldades) ou nas regiões celestiais (se tiver vivido conforme a vontade de Deus, na pessoa de Cristo) (Lucas 16:19-25; Marcos 9:4; João 15).
13. Que a alma daquele que foi salvo será transformada, recebendo de Deus uma nova vida, por meio da ressurreição, passando a viver como os anjos, desenvolvendo na eternidade atividades em prol do bem comum, nesse ou noutros mundos (Marcos 12: 25; Lucas 20: 35-36; João 3:5; 2 Coríntios 5:17).
14. Que o inferno não é eterno, sendo eterno somente o próprio Deus (João 1:1; Salmos 16:10; 1 Coríntios 15:55).
15. Que as almas dos justos, uma vez na eternidade, trabalham para Deus como o fazem os anjos. Que existem lugares espirituais, como se fossem planos, céus, conforme ensina o apóstolo Paulo (2 Coríntios 12:1-4; Marcos 12:25).
16. Que os habitantes do mundo invisível têm contato constante com o mundo visível, influenciando os "vivos" para o bem ou para o mal. São as tentações produzidas pelos demônios ou inspirações dos "anjos" protetores (1 Samuel 28:7-14; Marcos 5:1-5; Atos 9: 3-6; Atos 16:6-10; Atos 12:7-11).
17. Que o mundo visível não pode existir sem o mundo invisível, sendo o primeiro, sustentado pelo segundo. E, além de ambos, está o Criador em Sua eternidade, O qual mantém todas as coisas relativas funcionando segundo o Santo Propósito (Gênesis 1:2; Hebreus 11:3; João 1:3; Romanos 1:20).
18. Que vivemos mergulhados num mundo de energias boas ou más, bênçãos ou maldições, que pode influenciar a conduta moral e atos das pessoas. Que o mundo terreno está imerso num campo de energias, num espírito ruim, de má qualidade. Por isso, com muita facilidade, aparecem na vida dos homens, os sofrimentos e as tragédias (1 João 5:19; Deuteronômio 30:11-20).
19. Que estamos vivendo a crise do fim do mundo, a qual se caracteriza pela saturação das energias do mal, levando a um descontrole da vida de relacionamento e dos fenômenos que a cercam (Lucas 21:25-26; 2Pedro 3:10).
20. Que, apesar de parecer que há um descontrole das coisas no planeta, Jesus Cristo, seus anjos e potestades, estão no comando de todos os eventos conhecidos. Vai haver uma grande confusão em todos os lugares, mas ao final, o mundo será limpo de toda a maldade, tanto física, como espiritual (Daniel 12, Mateus 24, Apocalipse 16 a 22).
21. Cremos em Deus, nosso Pai, Jesus Cristo, nosso Senhor e no Espírito, poder que a tudo governa e que nada mais é do que a vontade manifesta do Pai e do Filho (João 1; Mateus 28:19; Apocalipse 5; Apocalipse 14). É o que se chama “trindade”.